
A cidade sem maestro
Raramente Barcelos viveu, numa única noite, uma ag...
"De qualquer forma, sempre foi muito claro que o processo de construção do futuro Hospital de Barcelos tem sido demorado e transporta alguma inércia reivindicativa do Poder Local junto de Lisboa".
A decisão do Governo de suspender a construção de todos os hospitais que estavam previstos pelo anterior governo, e o de Barcelos em particular, não se trata, obviamente, de qualquer retaliação de carácter político da responsabilidade da maioria PSD/CDS, mas o cumprimento rigoroso das determinações da Troika e do realismo económico que a falta de dinheiro impõe ao investimento público.
De qualquer forma, sempre foi muito claro que o processo de construção do futuro Hospital de Barcelos tem sido demorado e transporta alguma inércia reivindicativa do Poder Local junto de Lisboa. É claro que o novo hospital de Barcelos não estaria pronto para o próximo inverno, mas seria lógico que durante estes cinco anos que passaram, desde que Correia de Campos prometeu a infra-estrutura até hoje, se tivesse resolvido a questão e, dessa forma, fugido às malhas dos cortes do Governo. O anterior executivo municipal, liderado por Fernando Reis, e o actual tiveram mais do que tempo para colocar à disposição do Governo o terreno necessário à sua implantação. Houve mais do que tempo para que se tivesse aproveitado o governo socialista para que o novo executivo liderado por Miguel Costa Gomes pudesse trazer algo para Barcelos em nome da solidariedade partidária. Nada disso ocorreu.
A administração púbica é lenta, dizem uns. Outros recordam a inexperiência e a subserviência partidária para que pouco se exija. As dinâmicas regionais impõem-se, conquistam-se com capacidades e poder reivindicativo e não sentado na cadeira do poder à espera que as notícias cheguem em cartas do correio.
Passados tantos anos depois da conquista do Poder Local, corremos o risco de continuar a ver os comboios passar.
0

Raramente Barcelos viveu, numa única noite, uma ag...

Nunca se produziu tanta riqueza no mundo. Nunca ho...

Existe um padrão inquietante na gestão municipal d...

Muitas das decisões que irão marcar Barcelos daqui...