
A cidade sem maestro
Raramente Barcelos viveu, numa única noite, uma ag...
"Daquilo que aqui se vai falar é de um importante acontecimento que Barcelos irá acolher no próximo mês de Agosto".
Contrariando aquilo que tem sido recorrentemente aqui abordado, o tema de hoje não se prende com o centro histórico da cidade, muito embora vá contribuir para a sua urgente e desejável reanimação. Daquilo que aqui se vai falar é de um importante acontecimento que Barcelos irá acolher no próximo mês de Agosto: o Campeonato Mundial de Tiro com Armas Antigas, internacionalmente designado M.L.A.I.C. (Muzzle Loaders Associations International Committee), ou seja, aquilo que entre nós vulgarmente se chama armas de carregar pela boca. Trata-se de um importante evento, como facilmente se depreenderá, o maior da modalidade, e que tratará até nós centenas de atiradores provenientes dos cinco continentes, os quais, durante uma semana, farão vida em Barcelos, dando à cidade e ao concelho uma oportunidade de visibilidade internacional única.
Associa esta modalidade a vertente historiográfica e coleccionista à prática do tiro desportivo com armas de épocas remotas, que vão do séc. XVII até aos meados do séc. XIX, especialmente aquelas que serviram durante a Guerra da Secessão. As competições são disputadas com peças originais e, dada a raridade destas preciosidades, com réplicas de fabrico contemporâneo, classificando-se separadamente umas e outras. A vinda para Barcelos desta importante competição engrandecerá o seu nome, bem como recompensará o esforço de há tantos anos do Clube de Tiro de Fervença em prol do tiro nacional.
A quem interessar, aqui ficam as indicações essenciais sobre esta modalidade, bem como as informações sobre o próximo Campeonato Mundial que se realizará entre nós, e no qual a Selecção Nacional voltará certamente a conseguir honrosos resultados para Portugal, tal como aconteceu em Bordéus em 2006 e em Valência no ano passado, onde o bracarense Paulo Jorge se sagrou Campeão do Mundo e da Europa, respectivamente, sendo, sem dúvida, o melhor atirador português da modalidade.
O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Tiro, conta com o apoio do Município de Barcelos, do Clube de Tiro de Fervença, do Instituto do Desporto de Portugal, e, um tanto incompreensivelmente, com a Comissão do Centenário da República. Ou, se virmos bem as coisas, até se compreende que um regime que se impôs a tiro queira ver o seu centenário comemorado aos tiros… Faz todo o sentido.
A visitar: www.mlaic.org
www.fptiro.net
0

Raramente Barcelos viveu, numa única noite, uma ag...

Nunca se produziu tanta riqueza no mundo. Nunca ho...

Existe um padrão inquietante na gestão municipal d...

Muitas das decisões que irão marcar Barcelos daqui...