
É urgente Abril
É cada vez mais urgente falar e comemorar o 25 de ...
"O autarca, que ainda não se sabe se ocupará o cargo de vereador sem pelouro, revelou o que o povo chama de "mau perder"
Fernando Reis, o ex-presidente da Câmara de Barcelos, revelou uma postura pouco democrática ao não comparecer na tomada de posse do novo executivo municipal liderado pelo PS.
O autarca, que ainda não se sabe se ocupará o cargo de vereador sem pelouro, revelou o que o povo chama de "mau perder".
O autarca pode argumentar com o facto de não se querer submeter a um coro de assobios no momento em que fosse assinar a acta de posse. De qualquer forma, é um risco que todos que andam na política têm que correr. Em democracia, nem sempre se vence e, quando se perde, a melhor prova de assunção dos princípios democráticos é assumir as suas responsabilidades e prova de que o medo não existe em política.
Não foi isso que sucedeu, mas os actos ficam com quem os pratica.
O novo presidente, Miguel Costa Gomes teve uma postura diversa. Disse, olhos nos olhos, o que quer para Barcelos, as medidas que vai tomar para a autarquia ajudar a superar as dificuldades dos mais carenciados, e que a Câmara é dos barcelenses e não de um grupo que estava habituado a usá-la socialmente a seu belo prazer.
Aliás, o dia 3 de Novembro de 2009 ficará na história do Municipalismo Barcelense: registou-se a mudança nas cadeiras do poder e, pela primeira vez, o povo quis participar numa cerimónia que estava circunscrita a meia dúzia dos que pensavam que o poder é deles.
Não podemos adivinhar o que será o futuro. Acreditamos que as mudanças são sempre benéficas para a Democracia. Costa Gomes deixou um sinal muito positivo, principalmente para os presidentes que, em cada uma das 89 freguesias do concelho, dão todo seu tempo pela terra: "terminou a política do chapéu na mão".
0

É cada vez mais urgente falar e comemorar o 25 de ...

Na antevéspera das comemorações dos 52 anos da rev...

Na véspera do dia 25 de Abril, data em que assinal...

O Barcelos Popular noticiou recentemente a existên...