Fechar menu

João Matias de amarelo na Volta a Portugal em bicicleta

Ciclismo

O corredor de Roriz conquistou a camisola amarela finalizada que está a quarta etapa da Volta a Portugal em bicicleta. O barcelense já tinha levantado os braços na tirada anterior e agora atingiu o auge da sua carreira. Igual feito tinha alcançado Cláudio Faria em 2004, com o ciclista de São Veríssimo a liderar a prova.

Declarações de João Matias no final da etapa que terminou em Castelo Branco

"Vou ficar a olhar para ela a noite toda"

"É um momento especial. Quem fez aí a capa do livro da Volta deste ano e meteu a foto do ano passado, comigo a vencer aqui em Castelo Branco com a camisola amarela, parece que estava a adivinhar. Eu não adivinhava, mas sabia que era possível. Nunca baixei os braços, a minha equipa nunca baixou os braços. É um sonho concretizado. Já não sou um menino, mas os sonhos são para ser cumpridos, seja quando seja, por isso estou super feliz, estou super orgulhoso.

Uma palavra enorme, um abraço para todos os meus companheiros da equipa, para todo o staff. Todos os dias falamos dos ciclistas, falamos do Gustavo Veloso e hoje tenho de me lembrar da dona Leonor Silva e do Xavier Silva [donos da equipa], porque mantêm este projeto de pé. A dona Leonor, hoje aqui na meta, deu-me um abraço, disse-me "João já sabes que este sítio de Castelo Branco é especial para mim". No ano passado, mandou-me uma mensagem na minha primeira vitória de etapas da Volta a Portugal, porque era um momento especial para ela, pois o Pedro Silva [fundador da equipa] venceu aqui ao sprint e eu venci aqui ao sprint o ano passado. Hoje, visto aqui a camisola amarela. Acho que tem de ser um dia histórico para toda a gente de Mortágua, para todos os apoiantes da equipa.

Estou completamente sem palavras e ainda estou a tentar processar que amanhã [segunda-feira] vou subir a Serra da Estrela com a camisola amarela. A Serra da Estrela troca um bocado as coisas por eu ser sprinter e a Serra da Estrela ser a subir, mas para mim é um sítio muito especial. Os meus pais dizem que eu fui feito na Serra da Estrela, o meu pai é da Serra da Estrela e eu sou um filho da serra e tenho muitos amigos na Serra [...]. Acho que vai ser arrepiante.

O objetivo está cumprido [da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua]. Dissemos no primeiro dia em que vencemos a etapa com o Leangel [Linarez], que a Volta estava feita e os dias que se seguiram têm sido dias de sonho, tudo tem sido acréscimo, mas um acréscimo espetacular. Amanhã, não contem comigo a defender a liderança no alto da Torre, acho eu... Não, tenho certeza, seria muito mau para o ciclismo.

Amanhã, vou desfrutar de cada quilómetro que vou fazer, porque sou o líder da Volta a Portugal. Ainda não deu tempo [para olhar para a camisola], mas certamente vou chegar ao quarto, vou ficar a olhar para ela a noite toda. Espero conseguir dormir para amanhã conseguir levantar-me e ter as forças necessárias para chegar ao alto da Torre. Para eles [mulher e filho], é a maior dedicatória, porque são eles que sofrem para eu estar aqui de camisola amarela, para estar aqui nas melhores condições."

Desporto

Barcelos Popular
Texto
14 de Ago de 2023 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt