Fechar menu

Carlos Sá oitavo na Maratona das Areias em Marrocos

Barcelense foi o terceiro melhor europeu no deserto do Sahara

O barcelense Carlos Sá terminou no oitavo lugar na emblemática Ultra Maratona do Mundo, a 26ª Sultan Marathon des Sables (Maratona das Areias), prova que decorreu durante onze dias em Marrocos.

O barcelense Carlos Sá terminou no oitavo lugar na emblemática Ultra Maratona do Mundo, a 26ª Sultan Marathon des Sables (Maratona das Areias), prova que decorreu durante onze dias em Marrocos.

O atleta da Team ChaYmit/Amigos da Montanha percorreu os 250km's em pleno deserto do Sahara e concluiu a prova como o melhor português e o terceiro melhor europeu.

Esta competição contou com mais de oitocentos atletas de todo o Mundo, em representação de 42 países que enfrentaram temperaturas extremas, que durante o dia atingiram os 50ºC e à noite os 7º negativos. Dos 886 maratonistas que iniciaram a prova terminaram menos de meia centena o que comprova a dureza a competição.

Os atletas correram em média uma maratona por dia e numa das etapas (84km), cada atleta tinha que enfrentar os répteis mais perigosos do planeta (escorpiões, cobras, aranhas, etc.), carregar às costas toda a logística necessária para essa semana, (ex: comida, saco cama, roupa quente para enfrentar as temperaturas negativas da noite, kit de extracção de veneno, lanterna, fogão, cantina, etc.), fazer o percurso em orientação utilizando apenas uma bússola e um mapa.

Durante longos sete dias não tomam banho, não trocam de roupa, comem sempre as mesmas coisas (barras energéticas, frutos secos e massas liofilizadas), racionam a água ao mínimo. Por tudo isto é considerada a prova de sobrevivência mais emblemática do Mundo onde um número reduzido dos que partem tem capacidade física e psicológica para chegar ao fim.

Carlos Sá, considerado um dos melhores Ultra Maratonistas Mundiais da actualidade, participou pela primeira vez nesta prova e logo com um resultado histórico para Portugal: oitavo lugar.

 

No blogue de Carlos Sá foi possível acompanhar em tempo real toda a prova.

Em baixo damos conta de tudo o que foi contado ao longo das etapas.

 

ETAPA N°1

 03/04/2011 - DAR KAOUA / KOURCI DIAL ZAID – 33 Km

 

Carlos Sá passou no 1º posto de controlo com 1h12m24s. Nesta fase inicial da corrida os atletas estão ainda bastante frescos e sem o peso dos km's, nas pernas, nem com a gestão do esforço, líquidos, e sólidos ainda muito presentes no corpo. A sua passagem foi em 50º lugar a 16m48s do líder Mohamad Ahansal (marroquino vencedor de três edições). Como curiosidade, o seu irmão, Lahcen Ahansal, foi vencedor desta prova por 10 vezes.

 

Carlos Sá acabou de passar no 2º posto de controlo em 29º lugar, com 2h57m06s com mais 47m23 segundo que o líder no mesmo CP2. Já terminaram a etapa os primeiros atletas. Diga-se de passagem  que, como se esperava, os atletas do Magrebe dominassem os lugares cimeiros por serem conhecedores do meio, e estarem habituados a este tipo de terreno e condições meteorológicas. Dois Marroquinos, e um Jordano nos três primeiros lugares.

 

Carlos Sá, de trás para a frente, recupera 21 lugares...

1º Ahansan (MAR) - 2h41m02s

2º El Morabity (MAR) - 2h42m15s

3º Al Aqra (JOR) - 2h51m18s

 

22º lugar no fim da 1ª etapa

Carlos Sá já terminou a 1ª etapa, e sem grandes surpresas (no meio das incertezas que uma aventura destas comporta numa primeira participação), fê-la de trás para a frente. Depois do 50º lugar no 1º CP, e do 29º lugar no 2º CP, Carlos Sá terminou os primeiros 33 km's em 22º lugar, com 3h36m06s, mais 55m06s que o sempre líder Marroquino Ahansal.

 

 

ETAPA N°2

KOURCI DIAL ZAID / JEBEL EL MRAÏER – 38 Km

 

Carlos Sá passou no CP 1 em 14º lugar, e no CP 2 efectuou a sua passagem já no 10º posto a menos de 8 minutos do líder da etapa.

 

Carlos Sá acabou de passar pelo 3º posto de controlo da etapa em 9º lugar, a 15m03s do líder (o incontornável Ahansal). Uma vez mais, como é seu hábito, parece  estar a gerir  a  prova  vindo ao seu ritmo de trás para a frente.

 

A 2ª etapa já terminou para Carlos Sá. Com mais 24m13s que o vencedor Mohamad Ahansal o nosso atleta terminou em 9º lugar, numa etapa que, seguramente, lhe permitirá subir uns lugares na Classificação Geral. Os três primeiros da etapa foram além do marroquino Ahansal, o Jordano Salameh Al Qra (terceiro no fim da etapa de ontem), e o marroquino Rachid El Morabity (segundo classificado ontem, e da mesma equipa de Ahansal).

 

 

ETAPA N°3

JEBEL EL MRAÏER / OUED RHERIS EST – 38 Km

 

Passagem pelo CP1

Carlos Sá passou pelo CP1 em 9º lugar às 10h50m03s (hora portuguesa), a 3m48s do líder da etapa... Os tempos foram disponibilizados em bloco seguramente por problemas de satélite.

Carlos Sá dá sinais de estar bem, e com bom ritmo. Em breve passagem pelo CP 2 para se poder confirmar o avanço que entretanto possui sobre dois directos adversários na classificação geral (o Suiço Konrad Von Allmen - 10º classificado na geral passou pelo CP1 com quase 5 minutos de atraso em relação a Carlos Sá, e o o Marroquino My Abderrahmane Maliki, 11º na classificação geral, passou com mais de 10 minutos...).

 

Passagem pelo CP2

Carlos Sá acabou de passar pelo segundo posto de controlo, em 9º lugar, com 2h30m28s (às 12h03m portuguesas) a 10m59s do líder. Este ritmo a manter-se permite antever no horizonte uma nova subida na classificação, para, espera-se, entrar no TOP 10.

 

Terminou a 3ª etapa

Carlos Sá terminou a etapa em 10º lugar, com mais 29m40s que o sempre líder Ahansal. O Esloveno Anton Vencelj parece não ter passado pelos CP1, CP2 e CP3 (pelo menos não há tempo para as suas passagens nestes controlos), cortando a meta no lugar até então ocupado por Carlos Sá. Neste momento Maliki ficará certamente atrás de Carlos Sá na classificação geral, e apesar de ter terminado também à frente do Suiço Von Allmen, os cerca de 5 minutos de vantagem não serão suficientes para o ultrapassar na classificação geral, e dessa forma entrar no TOP10. Aguardando as classificações oficiais Carlos Sá deverá estar agora na 11ª posição da geral.

 

 

ETAPA N°4

OUED RHERIS EST / RICH MERZOUG – 82 Km

 

Esta poderá ser a etapa das grandes decisões, se bem que, após a etapa de hoje, que para muitos atletas termina apenas amanhã, ainda falta a etapa de 6ª feira com 42 km's, e a última no próximo sábado, com 20 km's.

Hoje a acumulação do esforço, assim como a gestão do mesmo poderá vir ao de cima. Tendo em atenção as características de Carlos Sá será esta a etapa onde poderá vir a marcar a diferença? Espera-se que possa subir na classificação geral, no entanto, a esta distância, resta esperar e ver como evoluirá ao longo dos CP o seu tempo, e o dos adversários, nunca esquecendo que cada centímetro percorrido, pode trazer sempre o inesperado...

 

Passagem intermédias

Carlos Sá partiu para a 4ª etapa às 13 horas de Portugal, e neste momento já passou pelo 2º posto de controlo. A sua passagem ocorreu em 8º lugar, depois de ter passado pelo CP1 em 10º. Ainda há muitos km's pela frente, e mais 4 CP's. No 2º CP, aos 25 km's, tinha à sua frente a mesma lista da geral (embora com outra ordem), excepção feita ao Esloveno Anton Vencelj (7º da geral com cerca de menos 37 minutos que Carlos Sá) atrás de si em cerca de 15 minutos. o Italiano Franco Zanotti (8º da geral, seguia colado a si), e o Marroquino Lhoucine Akhdar (9º da geral, ía com cerca de 5 minutos de atraso). Até ao fim da etapa muita coisa seguramente pode acontecer. Resta esperar...

 

3º posto de controlo

Carlos Sá passou no 3º CP - 38 km's -, e ainda em 8º lugar. À sua frente os mesmos 7 atletas dos anteriores CP's, e todos classificados à sua frente na geral. Com cerca de 44 km's ainda para percorrer, nada está definido... Conseguirá subir alguma posição na geral?

 

Novo líder na MDS

O Marroquino Rachid El Morabity da equipa de Ahansal venceu a 4ª etapa, e é o novo líder.Chegou à meta com menos 24 minutos que o colega, e tinha apenas 5 minutos de desvantagem.

 

8º na etapa

Carlos Sá foi 8º na etapa de  hoje, tendo cortado a meta ao lado do Marroquino Mustapha Ait Amar, 7º, com o mesmo tempo, e com mais 1h05m33s a mais que o vencedor,e novo líder da prova, o também Marroquino El Morabity.

 

8º na geral

O Esloveno Anton Vencelj (7º da geral com cerca de menos 37 minutos que Carlos Sá) terminou com mais 1 hora e 12 minutos.

O Italiano Franco Zanotti (8º da geral, com cerca de menos 34 minutos que Carlos Sá) terminou com  pouco mais de 50 minutos.

O Marroquino Lhoucine Akhdar (9º da geral, com cerca de menos 33 minutos que Carlos Sá), terminou com pouco mais 1 hora e 21 minutos.

Aguarda-se a publicação dos resultados oficiais. Amanhã é dia de descanso para Carlos Sá.

 

 

ETAPA Nº 5

RICH MERZOUG / TAKKOURT N'TAKOUIT – 42,2 Km

Passagens intermédias

Carlos Sá já passou pelo 2º CP do dia e em 6ª posição, a apenas 1 minuto do 2ª classificado. Atrás de si, com já mais de 7 minutos, está o Suiço Konrad Von Allmen (7º da geral). Poderá ser o prenúncio dum brilhante lugar na etapa, e a subida de mais um lugar na classificação geral?

Na liderança da etapa esta sem surpresa Ahansal, que, com o orgulho ferido por ter perdido a liderança da prova para El Morabity (a quem treina), dá tudo para recuperar os 18 minutos de desvantagem (já recuperou quase 8).

Numa altura em que cada vez mais o cansaço acumulado vem ao de cima, resta esperar e ver até onde vai a capacidade já demonstrada por Carlos Sá noutras ocasiões complicadas.

Faltam 20 km's para o fim da etapa!

 

Pssagem em 5º

Carlos Sá acabou de passar pelo CP 3 em 5º lugar, com o mesmo tempo do Italiano Franco Zanotti (4º), a 14m32s do líder Ahansal. Faltam 11 km's!

 

5º lugar na etapa

Carlos Sá cortou a meta num brilhante 5º lugar, e Ait Amar..., surgiu em 4º...

 

Classificação geral

Apesar de ter terminado à frente dos seus principais adversários,a vantagem não lhe permite subir na classificação geral. A última etapa será seguramente disputada até ao último metro, e eventualmente, disputada mesmo ao segundo, quer para a liderança, quer para os restantes lugares no TOP 10. Carlos Sá cortou hoje a meta visivelmente cansado fruto do esforço que realizou para tentar ganhar tempo ao Suiço Konrad Von Allmen. Agora resta esperar pela derradeira etapa, e dos derradeiros 20 km's para perceber como se comportam todos estes campeões e como responde o corpo ao cansaço acumulado, e ao mais que certo mau estado dos pés. Nesta última etapa a força mental poderá ser a chave.

Só faltam 18 km's para o fim da aventura!

 

 

As imagens mostram a chegada de Carlos Sá à meta nesta 5ª etapa com 42 km's num fabuloso 5º lugar. É visível o seu cansaço, no entanto resta esperar que estas últimas horas permitam o descanso desejado, e uma recuperação adequada para a etapa de amanhã.

 

Com distâncias tão curtas entre Carlos Sá e o Suiço Konrad Von Allmen (menos de 10 minutos), tudo pode acontecer. Entre o 6º e 4º, as distâncias de 12 minutos, levam a outro duelo. Entre treinador (Ahansal), e pupilo (El Morabity) com uma distância de menos de 6 minutos, outro duelo ainda para o vencedor. Este sábado teremos 18 km's ao rubro, na esperança que Carlos Sá consiga brilhar ainda mais do que aquilo que tem feito.

 

Actualidade

Barcelos Popular
Texto
10 de Abr de 2011 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt