Fechar menu

62 mil euros investidos em fatos anti-fogo

127º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Barcelos

Os BV Barcelos comemoraram o seu 127º aniversário.

Os Bombeiros Voluntários de Barcelos (BVB) começaram esta semana a distribuir parte dos 50 fatos Nomex, para o combate individual a incêndios urbanos. Cada equipamento custou 1250 euros, no total de 62.500 euros. "Estamos equilibrados a nível operacional, em efectivos e viaturas, assim este ano entendemos dar prioridade à defesa e protecção do bombeiro e compramos este equipamento, que é muito caro", disse no domingo o comandante José Quinta, nas comemorações dos 127 anos da corporação.

O responsável disse que está em preparação uma "acção musculada" de angariação de sócios, actualmente a rondar os 6500. "Cada associação tem as suas dificuldades financeiras, mas temos tido sorte de os beneméritos nos olharem com carinho", realçou.

Os BVB vão prestar este ano atenção especial aos fogos, ao desgaste de meios e à poupança, logo a criação do posto avançado em Alvito S. Pedro não é prioritária. O líder da Assembleia-Geral, Jorge Reis, disse que em 2009 a corporação fez 18.600 serviços; 16.387 foram de saúde (média de 51 por dia), dos quais 4618 pré-hospitalares.

Na recepção oficial o vice-presidente da autarquia manifestou colaboração. "Mesmo em fase de constrangimento orçamental, a Câmara continuará a apoiar os bombeiros dando especial atenção aos meios necessários para o desempenho das suas funções", declarou Domingos Pereira, sem concretizar, e vincou o "orgulho" dos barcelenses pelos BVB, exemplificando com o socorro em intempéries ou na explosão de gás num apartamento.

As comemorações incluíram a formatura, romagem aos cemitérios, condecorações, homenagem ao Bombeiro Voluntário, almoço, passeio das crianças nas viaturas e missa, onde o prior elogiou os soldados da paz pelo "serviço abnegado e risco da própria vida".

Actualidade

Barcelos Popular
Texto
14 de Jan de 2010 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt