Fechar menu

Barcelos quer entrar na rota dos festivais de música de Verão

A cidade de Barcelos recebe de hoje a domingo o seu primeiro grande festival de música de Verão.

O festival de música Milhões de Festa, que decorre de amanhã a domingo no Parque Fluvial, é visto pela Câmara Municipal como uma oportunidade de homenagear as bandas locais. Mas mais do que isso, será uma forma de incluir Barcelos na rota dos festivais de Verão.

A aposta é de "risco", como disseram quinta-feira na apresentação à comunicação social Vasco Real e Carlos Brito, mas é para manter pelo menos no próximo ano, acrescentou Joaquim Durães, da Ilha da Fantasia, entidade organizadora. Segundo os últimos números, tinham sido contabilizados cerca de mil inscritos, mas são esperados este fim-de-semana em Barcelos entre 2500 a 3000 pessoas.

A "renovada" Frente Ribeirinha será o palco do festival, que contará com os The Fall, Delorean, e Electric Wizard como cabeças-de-cartaz, num total de 58 bandas que actuarão em três palcos distintos, um deles na piscina municipal exterior. Como marca original, há ainda a destacar a oferta de campismo no Parque da Cidade e piscina exterior, este último um espaço que está, desde hoje, interdito ao restante público.

O líder da Empresa Municipal de Desporto destacou o lado inovador de um festival" a dois passos do centro histórico, virado para o rio, com um anfiteatro bonito. Na rota dos festivais de Verão não haverá nenhum nestas condições", atirou.

O facto de actuarem 58 grupos poderá fazer pensar o cidadão comum que serão gastas verbas astronómicas, mas Carlos Brito garantiu que não, antes pelo contrário: "Já nos acusam de ser o festival mais barato do Verão, o que é bom. Ainda não temos valores exactos mas o orçamento deve andar entre os 125 a 150 mil euros".

Homenagem às bandas barcelenses

Comparado pelos especialistas na matéria com o festival de Barcelona "Primavera Sound", o maior festival europeu de música alternativa, o objectivo, segundo Joaquim Durães, da Ilha da Fantasia, passa por juntar grupos emergentes com nomes consagrados.

É o festival mais barato, já nos comparam ao festival que há em Barcelona, Primavera Sound, maior festival europeu de música alternativa. Objectivo de pegar nas bandas emergentes ao lado de nomes consagrados e juntá-los todos no mesmo palco incluindo "o máximo de estilos musicais possível, mas de forma coerente".

Black Bombaim, Alto!, The Glockenwise e Aspen foram as quarto bandas locais "escolhidas" para o cartaz e, segundo Vasco Real, irão ser estas as "embaixadoras" da chamada cena barcelense: "Barcelos tinha bandas e não tinha festival. Outros concelhos tinham festival sem culto de bandas locais". Para o adjunto do presidente da Câmara, o município decidiu desta vez apoiar o festival – tinha sido recusado pelo executivo PSD há quatro anos –, que será, em sua opinião, "um prémio para as bandas de Barcelos" que, para Vasco Real, têm trabalhado "sem grandes condições".

Para os amantes da música aqui fica a informação: os concertos começam às 15h e prolongam-se pela madrugada.

Actualidade

Barcelos Popular
Texto
23 de Jul de 2010 0

Outras artigos

desenvolvido por aznegocios.pt